4 dicas incríveis para melhorar a flexibilidade corporal
A flexibilidade corporal é a nossa capacidade de movimentar o corpo, por meio de uma ampla variedade de movimentos, sem distender músculos, articulações e sentir dor. Essa característica está diretamente ligada à habilidade de realizar tarefas do dia a dia.
Você tem sentido dificuldade para agachar, pegar objetos no chão, ou até mesmo para caminhar? Então, acompanhe este texto e saiba como melhorar a flexibilidade do seu corpo!
Tipos de flexibilidade
A flexibilidade geral refere-se à amplitude observada em todas as articulações de uma pessoa. Já a flexibilidade especifica é relacionada aos movimentos realizados por determinadas articulações.
Quanto ao tipo de articulação, podemos dividir a flexibilidade em simples e composta. No primeiro caso, o movimento envolve apenas uma articulação, já no segundo tipo, falamos de movimentos que envolvem mais de uma, como os movimentos do ombro.
E quando nos referimos ao tipo de atividade realizada, a flexibilidade é dividida em dinâmica, quando o movimento é feito a partir de forças internas do próprio corpo, e passiva, quando o exercício é feito com a ajuda de forças externas, como aparelhos e acessórios.
Benefícios para a saúde
Como vimos acima, a flexibilidade pode ser dividida em vários tipos. Essas divisões são usualmente empregadas em treinos de atletas, mas, de modo geral, também fazem parte do nosso dia a dia.
Em alguns casos, é normal termos a capacidade de movimentação reduzida, como quando está frio, ou quando acabamos de acordar. Também há diferenças no nível de flexibilidade de acordo com a idade. Mas todos nós devemos trabalhar para ter uma boa flexibilidade corporal, pois traz diversos benefícios para a saúde, como:
• melhora na coordenação motora;
• melhora na postura corporal;
• prevenção de cardiopatias;
• diminuição do risco de lesões;
• melhora na respiração;
• diminuição da sensação de fadiga;
• menor incidência de quedas;
• prevenção de lesões por esforços repetitivos (LER).
Dicas para melhorar a flexibilidade do corpo
Para conseguir melhorar a capacidade de movimentação do seu corpo, é necessário cuidar da saúde física, realizando exercícios e mantendo uma alimentação saudável, além de também cuidar da saúde mental. Confira algumas dicas para colocar em prática e melhorar a amplitude dos seus movimentos articulares:
1. Mude sua rotina
Se você trabalha por muito tempo sentado ou sem se movimentar, isso pode estar prejudicando sua flexibilidade corporal. Por isso, inclua alongamentos simples no seu dia e levante-se de hora em hora para fazer uma pequena caminhada. E, claro, preste atenção na postura.
2. Alongue-se
É preciso alongar-se diariamente, principalmente ao acordar e antes e depois de exercícios físicos. Mesmo com movimentos simples, esforce-se ao máximo e mantenha a posição por alguns segundos. Porém, lembre-se de que não é normal sentir dor. Caso sinta, o movimento não está sendo realizado corretamente.
3. Respire corretamente
A respiração adequada ajuda no relaxamento dos músculos e articulações, o que influencia na amplitude dos nossos movimentos. Por isso, repare na forma como você respira durante o dia, mas, principalmente durante os alongamentos e exercícios. Não descuide da respiração: inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca.
4. Beba muita água
Nosso corpo é composto principalmente por água. Então, para que nossos músculos funcionem adequadamente é necessário que o nosso corpo esteja hidratado. Por isso, pessoas desidratadas estão mais propensas a terem lesões. Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.
Além dessas dicas, não se esqueça da importância dos exercícios físicos para melhorar a flexibilidade do corpo. Pilates, yoga e caminhada são atividades muito recomendadas.
Uma vida sedentária prejudica não apenas a capacidade de movimentação, mas toda a nossa saúde. Por isso, invista numa vida saudável. Quer saber por onde começar? Confira 5 hábitos saudáveis para ter uma vida melhor!