Sente dor de cabeça constante? Entenda como melhorar
Dores de cabeça são comuns em todas as pessoas. Elas podem ser causadas por uma série de fatores e muitas vezes vêm e vão rapidamente. Contudo, existem dores de cabeça persistentes, que não vão embora tão facilmente. Essa dor de cabeça constante, além de ser um incômodo bem chato, pode ser também um sinal de que o organismo não vai bem.
É sempre importante lembrar que as dores de cabeça podem surgir por diversos motivos, sendo um sintoma de uma determinada doença ou por conta da falta de hábitos saudáveis. Para explicar melhor o que pode causar essas dores constantes e como lidar com suas possíveis causas e consequências, preparamos o texto a seguir. Acompanhe!
O que pode causar a dor de cabeça constante?
Esse desconforto, também conhecido como cefaleia, pode surgir por causas diferentes. Para diagnosticar com melhor segurança qual é o motivo da dor, é importante prestar atenção em questões como o local em que ela ocorre, notando se é em um ponto específico ou em uma área maior. Além disso, é preciso perceber se a intensidade e a duração da dor variam ou permanecem sempre as mesmas. Veja também se ela aparece gradualmente ou de modo abrupto.
De maneira geral, dores de cabeça constantes acontecem por conta de alguns gatilhos, como:
• estresse cotidiano: o estresse libera hormônios como adrenalina e cortisol, que aumentam a frequência cardíaca, podendo causar vasoconstrição na cabeça;
• desidratação: nosso cérebro é protegido por um líquido cefalorraquidiano, que com a desidratação reduz o volume e causa desconforto na região;
• temperaturas elevadas: no calor é mais comum a incidência de dores de cabeça, principalmente por conta da desidratação que o período causa e por conta do jejum, já que as pessoas costumam comer menos quando a temperatura está elevada.
Existem duas principais classificações para as dores de cabeça: as cefaleias primárias (quando a dor é o problema) e secundárias (quando a dor é sintoma de outra doença mais grave). Geralmente, as primárias são mais comuns e têm suas causas presentes no cotidiano, o que faz com que mudanças de hábito possam resolver o problema. Já as secundárias exigem uma investigação maior.
Como tratar as dores de cabeça constantes?
Alguns tratamentos simples podem ajudá-lo a cuidar das dores de cabeça. O primeiro passo é fazer um diário da dor, para buscar compreender exatamente como ela acontece e ajudar a encontrar a origem desse problema.
Dessa forma, é possível perceber se algum hábito ou circunstância é a causa desse incômodo. Além disso, é importante saber cuidar da dor enquanto ela acontece. Por exemplo, é comum que pacientes com dores de cabeça constante não suportem ambientes claros e barulhentos. Portanto, é válido buscar ambientes mais tranquilos e com pouca luminosidade.
Um ponto fundamental é evitar a automedicação. Embora os medicamentos mais comuns, como anti-inflamatórios, possam aliviar momentaneamente as dores constantes, caso eles não resolvam o problema, é importante não continuar tomando os remédios. Pessoas que tomam medicamentos para dor de cabeça com regularidade podem ter problemas mais sérios.
Como você pôde observar, ter dores de cabeça constantes pode significar que o indivíduo tem hábitos ruins, mas isso pode ser resolvido com pequenas ações no dia a dia. Melhorar a alimentação, procurar rotinas menos estressantes e manter-se hidratado são práticas que podem resolver esse problema. Contudo, é bom lembrar que, em caso de persistência da dor, é sempre recomendado procurar um profissional especializado.
Então, gostou de nossas dicas sobre como cuidar de suas dores de cabeça? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos que envolvem a saúde e o bem-estar? Então, curta nossa página no Facebook!