Aprenda o passo a passo para criar uma rotina saudável
A forma como começamos o dia ou como organizamos a nossa rotina tem um impacto significativo na nossa qualidade de vida. Rotina não tem a ver com repetir tarefas, mas criar padrões que sejam positivos para os seus propósitos.
Quando acordamos sem saber o que fazer, podemos experimentar ansiedade ou até mesmo ter dificuldade em começar as tarefas das quais somos incumbidos, o que provoca ainda mais estresse.
Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com um passo a passo para que você saiba como criar uma rotina saudável e que funciona. Confira!
Defina as prioridades da sua rotina
Se você acha que resolveremos essa questão para você, está enganado! É preciso compreender que rotina não é um livro de regras, mas um conjunto de ações que cada pessoa realiza e que a faz sentir-se bem consigo mesma.
Com a difusão de conteúdo motivacional na internet, as pessoas podem ficar obcecadas em acordar às 5 da manhã junto com o seu influenciador favorito. Porém, de nada adianta acordar cedo e ficar com sono o resto do dia.
É preciso conhecer a si próprio e entender o que é importante de fato. A leitura é indispensável? Então qual é o melhor horário? Para alguns, será a primeira atividade do dia. Para outros, a última.
Preste atenção nos horários
Uma rotina produtiva, via de regra, começa cedo. Essa é uma questão hormonal e genética que pode variar de pessoa para pessoa. A regra é simples: se você acorda cedo, tem mais tempo disponível para realizar as atividades desejadas.
Acordar no pulo, com o despertador em cima da hora, não é nada saudável. É preciso acordar com calma e começar a abrir os olhos para encarar o dia. Quem sabe ler um livro, passar um café e admirar a paisagem. Esses momentos são fundamentais para colocar a cabeça no lugar depois de uma boa noite de sono.
Inclusive, para uma rotina saudável, o sono não pode ser ignorado. É fundamental que um adulto descanse pelo menos 7 ou 8 horas por noite para recarregar as energias.
Preste atenção no que consome
Quando falamos em consumir não é somente no sentido de alimentação, mas em relação a conteúdos e até mesmo pessoas.
Aquilo que colocamos para dentro nos primeiros momentos do dia terão um impacto significativo em toda a rotina. Por exemplo, um café da manhã super carregado em gorduras e carboidratos pode gerar um intenso desconforto por todo o dia.
Paralelamente, tente se lembrar do início da pandemia, em que todos os canais de comunicação, do rádio à internet, falavam apenas da doença e contavam cada morte registrada. Sem dúvidas, era um trabalho fundamental da imprensa, mas quanto mais consumíamos esse mesmo material, mais sobrecarregado, ansioso e amedrontado ficava o nosso cérebro.
É preciso saber dosar a quantidade de informação que consumimos e a qualidade do que é ingerido. Se o alimento é o que fornece os nutrientes para o corpo, as relações e as conversas fornecem os nutrientes da alma.
Beba água antes de tudo
O primeiro ato para uma rotina saudável é fazer da ingestão de água um ato para iniciar o dia. Isso funciona por uma série de razões.
Enquanto dormimos, perdemos água por meio da transpiração e da respiração, assim como sentimos vontade de urinar e eliminar ainda mais líquidos do corpo. A água, além de hidratar, dá o primeiro impulso para que o metabolismo se acelere, considerando que ele é significativamente reduzido durante o sono.
Paralelamente, para que uma rotina saudável funcione, é preciso criar mecanismos que lembrem o cérebro o tempo todo sobre esse cultivo de novos hábitos.
Beber água é uma tarefa simples, mas que pode servir como uma ferramenta de identificação da rotina. É como se, na repetição diária dessa ação, o cérebro compreendesse: acordei e bebi água, então o dia começou.
Alongue-se
Para preparar o corpo para enfrentar mais um dia, é fundamental alongar-se. O alongamento serve para esticar os músculos que naturalmente se retraem após uma noite de sono.
É natural acordar com um leve desconforto nas pernas e nas costas, mas ele deve desaparecer rapidamente. Se a dor o acompanha ao longo do dia, então é sinal de problemas.
Para alongar-se não é preciso entrar em um treinamento de academia, mas o simples ato de tentar sentir cada parte do seu corpo.
Cruze os dedos das mãos e estique os braços o máximo que conseguir. Tente sentir as juntas, os ossos e os músculos. Quando você tiver total consciência de todo o seu corpo, está alongado e pode seguir em frente.
Organize o seu dia
Por fim, para criar uma rotina saudável, é preciso colocar em prática as suas metas e objetivos. Afinal, sem ter uma motivação para algo, mais difícil será manter um padrão de hábitos ou construir novas formas de pensar sobre o próprio dia a dia.
O ato de sentar-se em silêncio, com papel e caneta na mão, é extremamente terapêutico. É o momento para pensar em cada minuto do seu dia e como dividir as tarefas de modo inteligente e produtivo. Sem fazer isso, você está entregando a própria sorte ao destino, e isso não tem nada a ver com uma rotina saudável.
Recomendamos, ainda, que essa atividade de criar um cronograma seja feita, literalmente, com papel e caneta. Quando digitamos no computador ou no celular, somos incentivados a regular o que escrevemos. Os sistemas informam que escrevemos algo errado ou que não faz sentido, e isso é um veneno tanto para a criatividade quanto para o bem-estar.
Nesse momento, é hora de deixar a imaginação fluir e colocar para fora tudo o que deseja. As máquinas não estão te julgando, mas a dinâmica da informação nos tempos de hoje pode acabar acelerando a nossa vida sem nos darmos conta.
Se você está aqui, é porque tem interesse em criar a sua própria rotina saudável. Identifique o que é importante para si, desenhe a sua agenda com um olhar estratégico, e coloque em prática tudo o que for possível. Mas não esqueça: falhas no planejamento existem, e você tem total liberdade para corrigi-las com o passar do tempo.
Gostou deste conteúdo? Siga a Ortoponto no Instagram para mais conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar!