Saiba o que é fisioterapia esportiva e como ela pode te ajudar
Sofrer lesões durante a prática esportiva pode comprometer a saúde e o desempenho de atletas. É por isso que o acompanhamento profissional é tão importante. A fisioterapia esportiva tem como principal objetivo o cuidado com o atleta, seja ele amador ou profissional. As sessões podem ser realizadas para atendimento emergencial, prevenção de lesões, retorno à prática esportiva ou reabilitação funcional.
O fisioterapeuta esportivo faz um diagnóstico a fim de avaliar e identificar desequilíbrios musculares, déficits biomecânicos, alterações da postura e outros problemas que indiquem a necessidade de uma intervenção fisioterapêutica.
E se você acha que somente os praticantes de algum esporte é que devem realizar esse tipo de fisioterapia, está enganado. Ela se aplica a todas as pessoas que praticam atividades físicas.
A seguir, nós falamos um pouco mais sobre o que é a fisioterapia esportiva e a sua importância. Boa leitura!
O que é fisioterapia esportiva?
A fisioterapia esportiva é uma modalidade da medicina esportiva que cuida do desempenho dos atletas. Sua atuação inclui a prevenção de lesões, a reabilitação funcional, a retomada da prática esportiva e casos onde seja necessário o atendimento emergencial.
Ela surgiu ainda na antiguidade, quando o objetivo era prevenir “diferenças incômodas”, que era o termo utilizado para definir doenças naquela época. A partir do século XX, seu conceito foi aprimorado, se consolidando como uma área que atua na promoção, prevenção, reabilitação e cura.
A fisioterapia esportiva é considerada uma especialidade, inclusive, reconhecida pela Resolução COFFITO nº 337, de 08 de novembro de 2007, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
A resolução define que a atuação do fisioterapeuta esportivo se dá pelo exercício profissional desde a atenção básica direta até a execução de métodos fisioterapêuticos. Ou seja, a atuação do profissional da área visa aumentar a longevidade esportiva dos atletas, extrair seu máximo potencial e rendimento e garantir que ele possa estar presente nas competições da sua modalidade.
De forma simplificada, é o profissional que acompanha e orienta o atleta, em um trabalho constante, a fim de garantir seu pleno desempenho.
As técnicas utilizadas visam promover boas condições musculoesqueléticas, permitindo a prática de exercícios sem sintomas e riscos, fazendo com que atletas lesionados possam retornar às suas atividades o mais rápido possível.
Qual a importância da fisioterapia esportiva?
Nos últimos anos, vem ocorrendo um aumento muito positivo de pessoas que estão aderindo a prática esportiva. Principalmente, com a finalidade de combater o sedentarismo, o estresse e proteger o organismo contra doenças.
De acordo com um estudo realizado em 2018, pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 2006 e 2017, houve um crescimento de 24% no número de pessoas praticando atividades físicas no país, sendo as principais modalidades escolhidas por elas a musculação, caminhada, futebol e lutas.
Com a pandemia do coronavírus e as mudança de comportamento que aconteceram na sociedade, esses números passaram a aumentar ainda mais. As pessoas estão procurando adotar estilos de vida mais saudáveis e aderindo a prática regular de atividade física.
Esse aumento também acabou ocasionando uma maior incidência das lesões esportivas, que podem prejudicar o desempenho e afastar os atletas profissionais ou amadores das suas atividades no esporte, mas também no seu cotidiano, prejudicando a vida como um todo. Entre as lesões mais comuns estão as lesões musculares, tendinites, câimbras, canelites e lombalgias.
O tratamento fisioterapêutico é a saída para conseguir recuperar a força muscular, a flexibilidade e a estabilidade das áreas lesadas, eliminado as dores. Apesar de os profissionais estarem ligados com tratamento para recuperação das lesões, o mais recomendado é trabalhar na prevenção delas, para que não seja necessário o afastamento das atividades.
Quem deve optar por esse tipo de fisioterapia?
Os tratamentos de fisioterapia esportiva são indicados para pessoas de todas as idades que desejam retomar a prática esportiva após sofrer algum tipo de lesão. E ainda, para pessoas que pretendem começar a praticar exercícios físicos.
No segundo caso, a fisioterapia esportiva é importante porque o profissional irá orientar sobre a execução correta e segura dos movimentos. Para iniciar um programa, primeiramente o fisioterapeuta irá realizar uma avaliação completa de cada indivíduo.
Na grande maioria das vezes, a fisioterapia esportiva é realizada para trabalhar casos de disfunções reumatológicas e traumato-ortopédicas. Algumas das patologias atendidas são lesões ligamentares, pós-operatórios, fraturas e processos degenerativos, instabilidades articulares, tendinopatias, entre outras.
Principais tratamentos utilizados na fisioterapia esportiva
Com o aumento do número de atendimentos, a modalidade também acaba ganhando melhorias e isso se vê principalmente nos tratamentos utilizados.
Atualmente, a fisioterapia esportiva conta com soluções modernas, equipamentos, aparelhos e técnicas aprimoradas, que garantem mais eficiência para a recuperação das lesões e para aumentar o rendimento dos atletas.
A seguir, pontuamos alguns dos tratamentos disponíveis na atualidade:
Terapia manual
É um dos métodos mais tradicionais. Seu objetivo é reduzir os incômodos, fortalecer a região lesionada, corrigir os desequilíbrios posturais ou biomecânicos, sempre utilizando técnicas manuais para isso.
Terapia funcional
É um método aplicado para aumentar a consciência corporal do indivíduo, permitindo que ele melhore a relação entre o corpo e a mente. Utiliza exercícios de baixo impacto e intensidade e permite corrigir problemas posturais e auxiliar no tratamento de lesões ou traumatismos.
Massoterapia
É uma técnica que promove melhoras na circulação sanguínea, além de relaxamento muscular e alívio das dores após a realização de exercícios físicos. Seu foco é o relaxamento, mas pode prevenir lesões e aliviar dores musculares.
Eletroterapia
Utiliza correntes elétricas para relaxar e fortalecer os músculos do corpo, reduzir os edemas e promover efeito analgésico.
Conclusão
Além das técnicas citadas, existem várias outras práticas como a musculação, o pilates, a cinesioterapia, bandagens funcionais, eletromiografia, biofeedback de EMG, estabilização segmentar etc. Quem vai determinar o método mais indicado para cada paciente, considerando as características particulares de cada caso, é o fisioterapeuta esportivo.
Se você é esportista profissional ou amador, procure por um profissional da área para garantir mais segurança ao se exercitar!
E se você gosta de aprender sobre este e outros assuntos relacionados à saúde e a qualidade de vida, assine nossa newsletter abaixo para receber conteúdos exclusivos e siga a Ortoponto no Instagram.