Bem-estar
O que fazer para não enlouquecer com a pressão no trabalho?

O que fazer para não enlouquecer com a pressão no trabalho?

Infelizmente, muitas pessoas lidam diariamente com muita pressão no trabalho. Basta uma conversa informal para perceber que a alta demanda é citada pela maioria como um dos principais fatores causadores de estresse. Na área administrativa, por exemplo, a rotina envolve a execução de muitas funções, além da resolução de constantes problemas.

A consequência disso é a desmotivação e a perda significativa da qualidade de vida. Pensando nessa realidade, trouxemos algumas dicas para você aprender a equilibrar mente e corpo e mandar a pressão para longe nesses momentos.

Deixe os problemas pessoais em casa

É completamente normal que problemas pessoais surjam na sua vida. No entanto, eles não devem interferir na rotina de trabalho. Quando isso acontece, a pressão se amplia, pois engloba tanto o que está acontecendo fora do ambiente profissional quanto dentro.

Sendo assim, desconecte-se de tudo que se refere ao que está fora do ambiente de trabalho. Da mesma forma, faça o contrário ao chegar em casa. Certamente esse hábito tem muito a contribuir para o seu equilíbrio emocional.

Defina prioridades

Sabe aquela vontade de abraçar o mundo e fazer todas as coisas que estiver ao seu alcance? Esqueça! Por mais que você tenha conhecimentos para executar muitas tarefas, entenda que você é uma pessoa só e não consegue fazer tudo. Sendo assim, priorize o que é essencial e organize as tarefas de acordo com o seu horário.

A organização é o segredo para lidar bem com a pressão no trabalho. Quando você tem tudo bem gerenciado, o trabalho flui com mais tranquilidade e os níveis de estresse diminuem consideravelmente. A dica, portanto, é utilizar ferramentas de gestão, checklists e outros aplicativos para manter tudo em ordem.

Cuide da sua saúde

O mau humor, as dores na coluna e a enxaqueca são acompanhantes fiéis do estresse. Para evitar esses e outros males, o segredo é cuidar da saúde. A melhor forma de fazer isso é reservando um tempo para cuidar de si mesmo.

Que tal uma caminhada no fim do dia? Outra opção interessante é investir em massageadores, travesseiros ortopédicos e colchões de qualidade. Com isso você conquista um corpo mais relaxado e boas noites de sono, o que impacta diretamente no seu equilíbrio.

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Seja transparente

Em alguns casos, a pressão pode ser tão grande que a melhor alternativa é uma conversa com o seu líder/chefe. Embora isso seja visto de forma negativa, o diálogo é essencial para que ambos encontrem uma solução.

Muitas vezes, o seu chefe pode não ter ideia do que você está passando. Ao comunicá-lo, você está mostrando interesse em resolver a situação, sendo que ambos trabalharão em alternativas para lidar com as questões mencionadas.

Desenvolva sua inteligência emocional

Inteligência emocional é, basicamente, saber lidar com as emoções. No ambiente de trabalho, desenvolver esse lado quer dizer se autoconhecer e entender como você reage diante das situações. A partir do momento que você descobre o que ocasiona a pressão, fica mais simples controlar os sentimentos negativos provenientes dessa situação. Por isso, assim que perceber que algo incomodou, foque a sua atenção na respiração e inspire e expire com calma até sentir que está mais tranquilo.

Os momentos de pressão no trabalho são praticamente inevitáveis. Por isso é importante conhecer alternativas para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Ao colocá-las em prática, você ganha 2 grandes benefícios: um ambiente de trabalho mais tranquilo e um autocontrole que impactará diretamente na sua qualidade de vida.

Você enfrenta muitas situações assim no trabalho? Aproveite e conheça os benefícios que a meditação pode oferecer para esses e outros momentos!

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