Tendinite no pulso: saiba o que é e como tratar o problema
O tendão é um cordão fibroso que faz a ligação dos músculos com os ossos, proporciona a força muscular e permite a movimentação. É nessa região que pode ocorrer lesão, também conhecida como tendinite no pulso. Trata-se de uma doença que ocorre gradativamente, causada por esforços repetitivos.
Quer entender melhor sobre a tendinite no pulso? Acompanhe este artigo!
Principais sintomas da tendinite no pulso
A tendinite no pulso é uma doença que interfere de forma intensiva na vida das pessoas e os sintomas podem causar grandes impactos no dia a dia. Dentre os principais sintomas, podemos citar:
• dor: a dor no punho é um dos sintomas que mais incomoda o paciente. Ela se apresenta devido à inflamação nos tendões que se localizam na articulação do pulso. Esse incômodo pode ser intensificado devido ao movimento da mão e pode irradiar para esse membro;
• vermelhidão: a vermelhidão se apresenta por ocasião do processo inflamatório. Esse sintoma é comum para quem tem o quadro de tendinite no pulso. Por isso, é bom observar a intensidade da vermelhidão, pois a alteração da cor é sinal de agravamento da doença;
• calor: o fluxo sanguíneo é mais intensificado no pulso devido à inflamação na região afetada, e é o aumento desse fluxo sanguíneo o responsável pelo calor que o paciente sente na área doente;
• inchaço: o inchaço, normalmente, se apresenta ao redor do local lesionado. O nível do inchaço acontece de acordo com o nível do edema.
Tratamentos
A lesão causada no tendão pode ser resolvida de diversas formas para amenizar o sofrimento do paciente e ajudar na cura da doença. Para cada intensidade e contexto, é indicado um tipo de tratamento. Veja alguns.
Clique aqui e conheça nossa linha de Talas Ortopédicas para Punho.
Fisioterapia
A fisioterapia é um tratamento que, na maioria dos casos, é recomentado pelo médico do paciente. Essa terapia se utiliza de práticas técnicas de alongamento e fortalecimento dos músculos para tratar a lesão e evitar que a doença se repita.
As massagens no local aliviam a dor, ajudam na cicatrização e fortalecem os tendões. É fundamental, no entanto, que o tratamento fisioterápico seja acompanhado por um tempo extenso, pois ter esse cuidado contribui para que a doença não se desenvolva e alcance um nível crônico.
Exercícios Caseiros
Você pode ajudar a melhorar o seu tratamento com alguns exercícios caseiros, a fisioterapia domiciliar. Mas é importante conhecê-los para fazer de forma que possam ajudar a evoluir o seu quadro para a melhora. São exercícios simples que você pode fazer em casa ou no trabalho.
Sentado, estique seu braço para frente, com a palma da mão para cima e com a outra mão, force seus dedos para baixo, proporcionando um alongamento. Outra forma de cuidar é exercitar os extensores, com o braço esticado, feche a mão e movimente-a para cima e para baixo, com o auxilio da outra mão, você força um pouco para que o exercício produza mais efeito.
Cirurgia
A cirurgia também é uma alternativa para o tratamento da tendinite no pulso. A evolução da doença pode ocasionar espessamento da bainha do tendão. O objetivo do procedimento é proporcionar o movimento dos tendões dentro da bainha. Após a cirurgia é necessário fazer a recuperação da força dos músculos, diminuir a dor e o inchaço por meio da fisioterapia.
Ser portador de tendinite no pulso pode ser resolvido de diversas formas, como fisioterapia, exercícios caseiros e inclusive com a utilização de tala para punho. A Ortoponto possui tala ortopédica para punho, feita com material de qualidade. A sua utilização ajuda no tratamento e na recuperação da lesão, proporcionando alívio das dores e a melhoria do quadro inflamatório.
Gostou de conhecer mais sobre a tendinite no pulso e saber quais os cuidados que se deve ter? Uma forma de ajudar a revolver melhor essa lesão é conhecendo os produtos ortopédicos para punho e mão.