5 dicas de ouro para evitar problemas posturais
Evitar problemas posturais é o desejo de muitos brasileiros que sofrem diariamente com dores nas costas. O problema é que, apesar de muitos não saberem, além da má postura, outras questões acabam influenciando diretamente na saúde das costas.
Porém, para te ajudar a lidar melhor com essa questão e entender como evitar problemas de postura, nós estamos aqui. Confira abaixo algumas dicas de ouro para evitar que as dores causadas pela má postura passem a ser uma rotina na sua vida.
Boa leitura!
O repouso também é momento de cuidado
A nossa primeira dica para evitar problemas posturais é ter cuidado com o seu momento de repouso. Por mais que muitos não saibam disso, a hora de dormir também afeta diretamente em nossa postura e, por isso, cuidados devem ser tomados.
É muito importante que todos evitem colocar o ombro ou o braço no travesseiro no momento de descanso. O travesseiro é destinado apenas para a cabeça e, por isso, nenhuma outra parte do nosso corpo deve ficar no local.
Além disso, dormir de barriga para cima ou para baixo (sendo esta, a pior) pode ser muito prejudicial. A posição correta para descansar é de lado, com as pernas levemente dobradas no joelho e, de preferência, com algo entre elas, como um travesseiro ou almofada.
Também é essencial que alguns cuidados com travesseiros e colchão sejam tomados, afinal, nem todos são indicados. Os que são muito fofos são problemáticos, e os que são muito rígidos também não cumprem sua função da maneira correta.
Por isso, procure por um equilíbrio entre os dois pontos, para evitar que o seu colchão se torne um inimigo da sua coluna. O momento de descanso é tão importante para a sua coluna quanto o que você passa sentado durante o horário de trabalho.
Faça pausas para se alongar
Para evitar problemas de postura, é muito importante, durante a nossa rotina, que façamos algumas pausas para nos alongarmos. Por mais que o cotidiano de todos nós seja corrido, ainda assim, é preciso encontrar tempo para cuidar do nosso corpo.
A realização de alongamentos, durante a rotina de trabalho, ou ainda dentro de casa, ajuda a aumentar a circulação do corpo. Além disso, diminui a tensão do corpo e ajuda a sua coluna a ficar alinhada, trazendo uma série de vantagens para o organismo.
É preciso citar aqui que um trabalhador tem direito a fazer pausas durante a jornada de trabalho, e esse período pode ser usado para o cuidado com a saúde. Um simples alongamento pode evitar uma série de problemas de coluna no futuro.
Exercícios físicos ajudam a evitar problemas de postura
A prática de exercícios físicos é essencial para evitar problemas posturais, pois nos ajudam de diferentes maneiras. Primeiramente, podemos destacar que a realização de tais atividades nos ajuda a fortalecer os músculos das costas.
Isso faz com que os músculos, automaticamente, e sem que percebamos, nos ajude a ficarmos na posição correta. Porém, é claro, é preciso que os exercícios realizados sejam voltados para as costas, pois é ela a área afetada.
Além desse ponto, é necessário destacar que um exercício bom para um pode não servir para outro. Por isso, nada de fazer exercícios que seus amigos fazem, por exemplo, pois isso pode acabar piorando a situação da sua coluna.
O mais indicado aqui é que um profissional da área te acompanhe, para indicar os exercícios corretos. Em alguns casos, o levantamento de peso pode ser necessário, porém, em outros, práticas de yoga ou pilates já podem ser o suficiente para o caso.
Distribuição de peso de forma correta é necessária
Quando estamos sentados ou deitados em algum lugar, muitas pessoas imaginam que estamos distribuindo o peso do corpo corretamente. Porém, isso está longe de ser verdade, e pode ser muito prejudicial para a sua postura.
Isso porque o nosso corpo, quando está inclinado para um lado ou para outro, mesmo que pouco, nos desalinha. Isso pode não fazer diferença em um dia ou outro, porém, o acúmulo disso, feito todos os dias, aos poucos, pode causar consequências graves.
Uma boa forma de evitar isso é fazendo a distribuição de peso no momento de sentar em uma cadeira. Para isso, os dois pés devem estar apoiados no chão, de forma que os joelhos façam um ângulo de 90º em relação ao solo.
Além disso, também é indicado que as costas fiquem de forma ereta, para evitar que se curve e piore a postura. Os cuidados com a questão da distribuição de peso são muito importantes de serem mantidos no momento em que vamos deitar para descansar.
Como já dissemos, no momento de repouso, também precisamos estar atentos à nossa postura. Por isso, deitar da forma correta, e não apenas se jogar em um sofá ou em uma poltrona, é essencial para evitar problemas posturais que podem ser evitados.
Coluna reta é primordial para evitar problemas
Por último deixamos a dica mais óbvia, porém, a mais importante para evitar problemas de postura: deixe a sua coluna ereta. A espinha dorsal do nosso organismo é a responsável pela nossa sustentação, e por isso, não pode estar curvada como muitos a deixam.
É essencial que ela fique na posição correta para que problemas sejam evitados, contudo, esse ponto acaba sendo um pouco mais complicado do que parece em um primeiro momento. Isso porque a posição ideal para a sua coluna não é realmente reta.
Uma coluna que está na posição correta, que não vai acarretar problemas posturais para o indivíduo, é aquela em formato de “S”. É por isso, inclusive, que os bebês têm a espinha nesse formato, afinal, é a posição correta que todo ser humano deveria ter.
Esse formato é considerado o ideal porque nós temos pequenas curvas, que são totalmente normais, na região da lombar e também em nosso pescoço. Apesar disso, precisamos dizer que a coluna é, sim, ereta, mesmo que o formato mais desejado seja o de “S”.
No mais, esse é o nosso conteúdo, e esperamos que tenha gostado de conferir as nossas dicas para evitar problemas de postura. Aqui na Ortoponto, você encontra diversos produtos ortopédicos para coluna que ajudam a aliviar dores, desconfortos e corrigir a postura. Fale com nossos atendentes para mais informações!